sobre_cpg_1.png

Notícias

Especializada em minerais naturais para a indústria nacional, Pervale Minerais do Brasil passa a receber gás canalizado fornecido pela companhia em janeiro

A Compagas (Companhia Paranaense de Gás) inicia 2021 ampliando sua participação no setor industrial, e soma mais uma empresa atendida em Ponta Grossa. A partir do dia 5 de janeiro, iniciou o fornecimento de gás natural canalizado para as atividades industriais da Pervale Minerais do Brasil. A estimativa é que a fábrica tenha um consumo de gás natural em torno de 640.000 m³ por ano. Com isso, a Compagas totaliza 23 clientes industriais no município.

Cinco projetos das áreas da saúde, esporte e cultura foram selecionados pela Companhia

Como forma de contribuir para a melhoria e o desenvolvimento das comunidades em que atua, a COMPAGAS (Companhia Paranaense de Gás) selecionou cinco projetos para o recebimento de patrocínio incentivado em 2020 para aplicação neste ano. A destinação total foi de cerca de R$ 340 mil e beneficiará projetos voltados às áreas da saúde, esporte e cultura. "Ao apoiar ações ligadas à promoção do esporte e de amparo à saúde e de inclusão, nos envolvemos ainda mais com a nossa comunidade, entendendo seus desejos e suas necessidades reais, e reforçamos nossa vocação de ser uma empresa feita por pessoas e para as pessoas", afirmou Rafael Lamastra Jr., diretor-presidente da COMPAGAS.

Novo edital está previsto para o primeiro trimestre de 2021 e volume total ultrapassa a marca de 6 milhões de m³/dia

Uma nova Chamada Pública Coordenada das Distribuidoras de Gás Canalizado do Sul, Sudeste e Centro-Oeste está prestes a ser lançada. Com um volume total de aquisição projetado em mais de 6 milhões de m³/dia, para o médio prazo, a iniciativa tem o compromisso de contribuir com a abertura do mercado de gás natural no país, através da diversificação de fontes e agentes supridores, buscando oferecer maior competitividade aos mercados atendidos mediante o impulso da concorrência na oferta de gás natural. Participam deste processo a MSGÁS (Companhia de Gás do Estado de Mato Grosso do Sul), a GasBrasiliano (Gas Brasiliano Distribuidora), a COMPAGAS (Companhia Paranaense de Gás), a SCGÁS (Companhia de Gás de Santa Catarina), e a SULGÁS (Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul).

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) realiza, no próximo dia 16 de dezembro de 2020, das 9h às 11h, a Audiência Pública de apreciação, críticas e sugestões para Minuta do Regulamento de Implantação do Sistema de Conta Gráfica do Custo do Gás e seu impacto na tarifa de distribuição, praticado pela Companhia Paranaense de Gás (Compagas).

Diretor-presidente da Compagas, Rafael Lamastra Jr., participou de fórum sobre oportunidades para cogeração durante evento digital Energy Solutions Show 2020

Nesta terça-feira (27), o diretor-presidente da Companhia Paranaense de Gás (Compagas), Rafael Lamastra Jr., debateu o tema do mercado livre de gás natural e oportunidades para a cogeração no Brasil durante fórum promovido pelo Energy Solutions Show 2020, evento digital do setor de Energia no país. Cogeração, basicamente, é a produção simultânea de duas formas de energia (térmica e elétrica) a partir de uma única fonte combustível. Dentro do contexto de Geração Distribuída (GD), a cogeração se destaca como alternativa para a produção descentralizada de energia elétrica, justamente por possibilitar a redução de custos, o menor impacto ambiental, ganhos de eficiência, confiabilidade, dentre outros benefícios. E o gás natural se apresenta como uma das fontes mais vantajosas, em função da alta confiabilidade e eficiência energética no sistema de cogeração – que pode chegar a 90%, ou seja, garante o uso racional e eficiente dos recursos.

 

 

Compartilhar