EMERGÊNCIAS E DEMAIS LOCALIDADES
0800 643 8383CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA
3004 3400PERGUNTAS FREQUENTES
EMERGÊNCIAS
Cheiro de gás ou vazamento
Por gentileza, entre em contato imediatamente pelo 0800 643 83 83 para orientações.
Precaução: Feche a válvula de bloqueio dos aparelhos que usam gás natural e a do medidor. Ventile o local, abrindo portas e janelas. Não ligue nenhum aparelho elétrico, disjuntores, interruptores, etc; Não utilize fósforos, velas ou qualquer outro dispositivo que produza chama ou centelha para localização do vazamento.
Falta de Gás Natural
Por gentileza, entre em contato imediatamente pelo 0800 643 83 83 para orientações
Observação: A Compagas realiza atendimento apenas dos equipamentos de nossa responsabilidade: medidor, regulador de segundo estágio (no quadro de medidores), válvulas do quadro de medidores, flexíveis de medidores e estação.
Situações de cheiro ou vazamento de gás em vários estabelecimentos, prédios ou em toda uma rua ou zona de bloqueio ou relato de explosão
Por gentileza, entre em contato imediatamente pelo 0800 643 83 83 para orientações.
FATURA
Como reconhecer a legitimidade da fatura Compagas – Fique atento!
A Compagas trabalha com um sistema de segurança eletrônico de primeira linha estando sempre vigilante em tudo que se refere aos nossos clientes.
Com o aumento em relação aos crimes cibernéticos é importantíssimo se atentar em relação a alguns cuidados básicos antes de efetuar qualquer pagamento.
Certifique-se de que toda cobrança em nome da Companhia Paranaense de Gás tenha sido enviada do domínio@compagas.com.br.br.
Ressaltamos ainda que quaisquer informações pertinentes à Companhia Paranaense de Gás direcionadas por e-mail são originárias dos endereços: compagas@compagas.com.br.br e compagas-virtual@compagas.com.br.br
Em caso de dúvidas em relação à legitimidade da fatura recebida, orientamos a:
1) acessar sua fatura em “Minhas Faturas” na Agencia Virtual (https://virtual.compagas.com.br); ou;
2) entrar em contato diretamente com nossa Central de Atendimento através do 3004-3400 ou via e-mail no compagas@compagas.com.br.br ; ou;
3) comparecer em nossa Agência Presencial localizada na Av. João Gualberto, 1000 11º andar – Alto da Glória.
Veja como proceder perante estas mensagens:
Não execute arquivos recebidos via internet, especialmente de extensões “.exe”, “.com” e “.scr. Programas executáveis podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário;
Troque sua senha regularmente. É aconselhável que você troque sua senha periodicamente e misture letras e números para torná-la mais segura;
Só abra mensagens, exiba imagens e baixe anexos de e-mails enviados por conhecidos;
Ao receber um e-mail suspeito não clique em links. Ao serem acessados, esses links podem instalar vírus ou programas que coletam os dados digitados pelo usuário, inclusive informações sigilosas como dados bancários, senhas etc. Exclua imediatamente a mensagem;
Não clique em links que vieram em mensagens de origem duvidosa;
Tenha sempre um programa antivírus ou firewall (dispositivo de segurança) atualizado em seu computador;
Evite abrir mensagens de remetentes desconhecidos, sobretudo as que contenham arquivos anexo.
Os boletos que você recebe mensalmente de uma mesma empresa/banco normalmente são padronizados. Compare-os. Dificilmente a marca do banco e os códigos se alteram de um mês para outro.
Se ao receber ou imprimir o boleto você identificar erros ortográficos, manchas ou borrões na impressão, formatação fora do padrão ou qualquer outra característica que pareça estranha, desconfie.
É importante também que você não use sites de busca para encontrar o endereço do banco e/ou prestador de serviço. Digite o endereço direto no navegador! Não sabe o endereço correto? Lembre-se que o endereço da página da Compagas é www.compagas.com.br;
Para garantir sua segurança, sempre confira as informações que estão no seu boleto, tanto na tela do computador quanto no documento impresso. Valor, nome do beneficiário, marca e código do banco e numeração do boleto devem ser iguais em todo o documento.
ATENÇÃO: antes de autorizar o pagamento, confira se os dados do cedente são da Compagas – Companhia Paranense de Gás. QUALQUER CAMPO EM BRANCO É FRAUDE.
Ressaltamos que o pagamento de boletos fraudados não isenta o cliente da obrigação de pagamento dos boletos oficiais e de eventuais cobranças adicionais de débitos.
Meus débitos ou Segunda Via (código de barras):
A fatura pode ser obtida, de forma fácil e gratuita, pela Agência Virtual através de seu CPF/CNPJ e senha.
Segmento Residencial e Comercial: Acesse aqui a sua Agencia Virtual
Segmento Industrial, Veicular e demais: Acesse aqui a sua Agencia Virtual
Após o login, clique no botão Minhas Faturas e acesse as informações.
A fatura da Compagas, não é necessária a substituição/atualização após o vencimento.
O pagamento da fatura da Compagas pode ser efetuado via PIX para faturas com QR code e/ou nos Itaú, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Santander, Safra e Sicoob (Curitiba e Região Metropolitana) e em agências lotéricas mesmo após o vencimento. Nas casas lotéricas o limite de recebimento é de R$2.000,00.
• Banco SICOOB e SAFRA: os pagamentos podem ser efetuados via internet banking, caixa eletrônico e também no guichê (na boca do caixa) – Únicos credenciados para receberem pagamento no guichê (boca do caixa)
A Agência Presencial da Compagas não está habilitada para recebimento de valores, não sendo possível efetuar o pagamento diretamente no atendimento presencial.
Caso necessite de suporte, ficamos à disposição através do e-mail compagas@compagas.com.br ou entre em contato através com a Central de Atendimento pelo telefone (41) 3004-3400 ou pelo Fale Conosco
Onde pagar a fatura
Informamos que não é necessária a atualização/substituição do boleto (data de pagamento) após a data de vencimento.
A Agência Presencial da Compagas não está habilitada para recebimento de valores, não sendo possível efetuar o pagamento diretamente no atendimento presencial.
Segmento Residencial e Comercial
O pagamento da fatura da Compagas poderá ser efetuado:
Faturas SEM QR CODE são modelo Arrecadação e o pagamento pode ser realizado:
- Selecionando “”Convenio”” ou “”Luz, Água, Gás””
- Pode ser efetuado, somente, nos bancos Itaú, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Santander, Safra e Sicoob (Curitiba e Região Metropolitana) e em agências lotéricas.
- Faturas sem o QR Code devem ser pagas pelo código de barras
Faturas COM CODE são modelo Registrada e o pagamento pode ser realizado:
- Selecionando: Boleto de Cobrança;
- O pagamento das faturas está HABILITADO para ser efetuado em qualquer instituição bancária ou lotéricas. Basta utilizar o código de barras ou o QRcode;
- Acrescentamos que para estas faturas houve a implantação do pagamento via PIX
Destacamos que somente SOMENTE faturas com a imagem do QR Code podem ser pagas via PIX.
Caso a fatura não possua, você conseguirá realizar o pagamento de forma comum, através da leitura do código de barras ou digitando a sequência de números.
Os pagamentos também podem ser efetuados nas casas Lotéricas, o limite de recebimento é de até R$2.000,00.
Para maior comodidade a Compagas disponibiliza para emissão da segunda via da fatura, ou confirmar quanto à existência de débitos pendentes, o portal Compagas Virtu@l:
Acesse: https://virtual.compagas.com.br
Exceto clientes do segmento industrial, Veicular e demais.
Débito automático
No momento este serviço esta disponível somente para clientes dos Bancos Itaú, Banco do Brasil, Bradesco e Santander.
Para contratação, o cliente deve informar o código de usuário constante no corpo da fatura podendo ir até a sua agência, ou acessar o site do seu banco (internet banking) , seguindo as orientações, que constam na página da Compagas, link: clique aqui
Alguns bancos disponibilizam o serviço de débito automático no próprio site ou caixa eletrônico.
Confira se é o caso de seu banco.
Declaração negativa de débitos
Acessando a Agência Virtual clique em Extrato de Quitação. Este será anual. A fatura final, junto ao comprovante de pagamento, serve de quitação de débitos, pois possui o campo ‘histórico de consumo e pagamento’, onde constam as informações das últimas 12 faturas, com nº da nota fiscal, data de vencimento e data de efetivo pagamento.
Suspensão de fornecimento por inadimplência
O consumidor que tiver o fornecimento suspenso por inadimplência estará obrigado à quitação de todas as faturas pendentes e ao pagamento da taxa de religação no valor de R$105,91 (cento e cinco reais e noventa e um centavos) conforme tabela de preços publicada no diário oficial do Estado do Paraná em 14/09/2017 e, assim, terá o fornecimento restabelecido no prazo de até dois dias úteis após compensação bancária, a qual poderá ocorrer em até 3 dias úteis a depender da instituição bancária.
No caso de violação ou rompimento de lacre, ainda será imputada multa de 10% sobre a média do faturamento.
Religação em função de suspensão de fornecimento por inadimplência
A religação do gás é condicionada à quitação de todas as pendências, e ocorrerá em até dois dias úteis após a compensação dos pagamentos ou comprovação pelo envio dos comprovantes de pagamento. Informamos que extrato bancário e comprovante de agendamento não comprovam a efetivação do pagamento.
Encaminhar, por favor, ao compagas@compagas.com.br
Haverá a aplicação da taxa de religação no valor de R$ 105,91 (cento e cinco reais e noventa e um centavos), conforme tabela de preços publicada no Diário Oficial do Estado do Paraná em 14/09/2017. A taxa será cobrada no faturamento seguinte à realização do serviço.
Lembramos que a religação à revelia, ou auto religação não autorizada implica em riscos pessoais e patrimoniais, além de sujeitar à aplicação de multas.
Para maiores esclarecimentos, caso necessário, ficamos à disposição através do e-mail compagas@compagas.com.br ou entre em contato através com a Central de Atendimento pelo telefone (41) 3004-3400 ou pelo Fale Conosco
Parcelamento de débitos
A Compagas possibilita o parcelamento de débitos. Caso deseje, favor entrar em contato através da Central de Atendimento através do 3004-3400 ou envie e-mail ao compagas@compagas.com.br para solicitar uma proposta.
Fatura por e-mail
Segmento Residencial e Comercial:
Para sua maior comodidade a Compagas disponibiliza, de forma fácil e gratuita, o envio da sua Fatura via e-mail ou emissão da segunda via da fatura, ou confirmação quanto à existência de débitos pendentes, o portal Compagas Virtu@l.
Segmentos Industrial, Veicular e demais
A Compagas ainda não disponibiliza este serviço para estes Segmentos, porém você poderá utilizar nosso site ou entrar em contato através da Central de Atendimento para solicitar a 2ª via da fatura.
É rápido e prático acesse aqui a Agência Virtual
aso tenha alguma dificuldade de acesso, entre em contato com nossa Central de Atendimento pelo 41 3004-3400 e/ou envie e-mail ao compagas@compagas.com.br e/ou pelo Fale Conosco.
Tarifas
O Portal de Tarifas da Compagas é destinado a todos os segmentos de mercado atendidos pela Companhia e também à sociedade em geral, como forma de prestar informações e garantir a transparência das tarifas de gás natural canalizado no Estado do Paraná.Para maiores informações acesse, por gentileza: https://compagas.com.br/portal-de-tarifas
Leitura do Medidor
A leitura é feita mensalmente e, conforme contrato:
Item 4.5: O USUARIO se obriga a ceder gratuitamente e manter a área onde estarão localizados o medidor e equipamentos da COMPAGAS livre e desimpedida, adotando outras medidas de proteção, responsabilizando-se ainda pelo ressarcimento de eventuais danos que venham a ser causados aos mesmos decorrentes de sua culpa. Item 4.6: A Compagas, ou terceiros por ela contratados, devidamente identificados, ficam autorizados a ingressarem na unidade consumidora para realização de leitura e manutenção do medidor ou equipamentos, bem como para execução dos serviços de instalação, construção e fiscalização.
Caso não seja possível o acesso para leitura, a cobrança será efetuada pela média de consumo dos últimos três meses. Em caso de dúvidas, verifique a leitura do medidor. _ _ _ _ _ m³ Registre apenas os números pretos, anteriores a vírgula. Os números vermelhos representam litros, que são desconsiderados na mediação.
Data da leitura: __/__/__
Cadastro
IMPORTANTE
A COMPAGAS utilizará os dados pessoais coletados para execução do contrato de fornecimento de gás natural, responder dúvidas e solicitações, e comunicar-se com os USUÁRIOS.
O acesso aos dados coletados será restrito aos empregados da COMPAGAS e a pessoas autorizadas que prestam serviços aos USUÁRIOS.
Confira nosso Termo de Privacidade
Quero ser Cliente Compagas
Para entrar em contato conosco acesse nossa página QUERO SABER MAIS, selecione a opção *Deseja Ser Cliente*, preencha o formulário e aguarde que sua solicitação será encaminhada à área responsável. Você também pode entrar em contato pelo demais canais oficiais de Atendimento, via e-mail ao compagas@compagas.com.br, pelo telefone (41) 3004-3400 ou pelo Fale Conosco.
Cadastro – Liberação de gás
Segmento Residencial:
Ao comprar ou alugar imóveis que possuam o gás natural na modalidade de medição individual (quando a fatura vem em nome do morador), deve-se proceder o Cadastro Digital.
Este é o principal meio de entrada de dados cadastrais dos clientes residenciais da Compagas, que traz autonomia e agilidade no atendimento ao cliente além de segurança no tratamento de dados relacionados ao cliente e faturamento.
Acesse e proceda sua solicitação, por gentileza, no site https://virtual.compagas.com.br/cadastro/
ATENÇÃO: NÃO SERÃO ACEITOS DADOS OU ENVIO DE DOCUMENTAÇÕES POR E-MAIL (COMPAGAS@COMPAGAS.COM.BR).
Para edifícios com modalidade de Medição Coletiva, não é necessário o Cadastro de Pessoa Física individualizado. A fatura será emitida em nome do condomínio e gerenciada pelo próprio Síndico/Administradora para fins de rateio. Em caso de dúvidas, por favor, contatar os responsáveis pela administração do seu condomínio.
Demais segmentos:
O contrato e liberação são realizados conforme contrato e prazos estabelecidos diretamente com o cliente.
Para maiores esclarecimentos, caso necessário ficamos à disposição através do e-mail compagas@compagas.com.br ou entre em contato através com a Central de Atendimento pelo telefone (41) 3004-3400 ou pelo Fale Conosco
Mudança de titularidade (CADASTRO VIA CENTRAL DE ATENDIMENTO)
Caso tenha se mudado para o imóvel e não houve o desligamento do fornecimento do gás natural, ou seja, está liberado, significa que o cliente anterior não solicitou o desligamento do fornecimento quando saiu do imóvel.
Portanto, deve-se obrigatoriamente entrar em contato com a Central de Atendimento da Compagas para solicitar a alteração para a atual titularidade do imóvel.
Por gentileza, encaminhe sua solicitação com as documentações abaixo descritos para o e-mail compagas@compagas.com.br informando no assunto: Mudança de Titularidade
DOCUMENTAÇÕES EM NOME DO NOVO TITULAR DA CONTA DE GÁS:
Dados de identificação do MEDIDOR do local:
Fotografar o medidor constando a leitura (números em preto) e precisa estar legível. O medidor/relógio do medidor pode ser encontrado no Hall do seu Andar/Edifício, e está identificado com o número do apartamento e o símbolo da Compagas.
Encaminhar foto do Medidor junto com a documentação descrita abaixo (Documentos pessoais e Documento do Imóvel).
IDENTIFICAÇÃO PESSOAL DO NOVO TITULAR DA CONTA DE GÁS:
Pessoa Física: Documento Pessoal com foto em nome do novo titular da conta de gás do imóvel, CPF, filiação (preferencialmente CNH ou RG ou Carteiras de Órgão de Classe).
Para titular diferente (somente conjugues ou filhos): Cônjuge: Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável e Filhos: Certidão de Nascimento ou RG ou CNH
Pessoa Jurídica: Contrato Social ou Estatuto, Cópia CNPJ, Inscrição Estadual, Documento Pessoal com foto dos responsáveis legais e comprovante de vínculo entre a empresa e a pessoa física
DOCUMENTOS DO IMÓVEL: (vinculo do imóvel com o NOVO TITULAR DA CONTA DE GÁS):
PESSOA FÍSICA: em nome do Novo Titular da Conta de Gás
PESSOA JURIDICA: em nome da Empresa ou Sócio
INQUILINO:
1. Cópia Fatura da Copel em nome do novo titular da conta de gásno endereço que está solicitando a cadastramento (emissão no máximo de até 90 dias) OU
2. Contrato de Locação e Aditivos (se houverem) em nome do novo titular da conta de gás, no endereço que está solicitando a cadastramento, contendo todas as páginas e as assinaturas e estando vigente
PROPRIETARIO:
1. Cópia Fatura da Copel, em nome do novo titular da conta de gás no endereço que está solicitando a cadastramento (emissão no máximo de até 90 dias) OU
2. Taxa Condominial em nome do novo titular da conta de gás no endereço que está solicitando a cadastramento (emissão máxima de até 90 dias) OU
3. IPTU atualizado (ano corrente) em nome do novo titular da conta de gás, no endereço que está solicitando a cadastramento OU
4. Matricula Atualizada ou Contrato de Compra e Venda/Registro do Imóvel em nome do novo titular da conta de gás, no endereço que está solicitando a cadastramento, contendo todas as páginas e as assinaturas (emissão máxima de até 90 dias)
Para maiores esclarecimentos, caso necessário, ficamos à disposição através do e-mail compagas@compagas.com.br ou entre em contato através com a Central de Atendimento pelo telefone (41) 3004-3400 ou pelo Fale Conosco
Desligamento – encerramento de contrato
Atenção: A Compagas não agenda desligamento. Evite transtorno: solicite apenas quando já não estiver no local e/ou após vistorias, em caso de imóvel locado.
Por gentileza, encaminhe sua solicitação para o e-mail compagas@compagas.com.br ou entre em contato através com a Central de Atendimento pelo telefone (41) 3004-3400 ou pelo Fale Conosco
Segmento residencial:
O titular da conta deve entrar em contato com pelos canais oficiais de Atendimento e solicitar o desligamento. Não serão aceitas solicitações por terceiros.
Evite responder por despesas de terceiros. Ao sair do imóvel, solicite o desligamento do fornecimento do local.
Após a solicitação o desligamento será realizado o bloqueio do fornecimento e leitura final do consumo do gás natural. O desligamento é feito somente em dias úteis e em até 48 horas da solicitação. A emissão da fatura final será feita em até 5 dias úteis.
Demais segmentos:
É necessária a realização do distrato e análise do contrato, a fim de verificar eventuais análises e encerramentos além de faturas finais ou pendentes.
Como incluir ou excluir o nome do cônjuge na conta de gás?
A Compagas está adaptando seus processos para atender a legislação vigente para inclusão dos nomes dos cônjuges nas faturas de gás a fim de atestar residência conforme Lei Estadual número 17.460, de 2013 .
Contudo, a fim de assegurar ao Titular da Conta a transparência do processo de inclusão ou exclusão e segurança das informações, informamos que o pedido deve ser realizado diretamente pelo Titular da Conta do gás, sendo necessário seu comparecimento na Agência Presencial de Atendimento para assinatura do Termo de Inclusão / Exclusão do Nome do Cônjuge apresentando obrigatoriamente:
- documentos pessoais do Titular com foto; e
- documentos pessoais do Cônjuge com foto; e
- certidão de casamento ou comprovante de união estável.
Ressaltamos que conforme Lei, as pessoas com nome na fatura deverão morar no local em que serviço é prestado, sob pena de configurar crime de falsidade ideológica
Outros
Escavação: Vai escavar em local onde há rede de gás?
É necessário o acompanhamento da equipe técnica da Compagas. O agendamento deve ser solicitado 3 dias úteis de antecedência.
Por gentileza, entre em contato com a Central de Atendimento através do telefone 3004-3400 ou encaminhe sua solicitação para o e-mail compagas@compagas.com.br.br. Ressaltamos que poderão ser solicitados documentos adicionais necessários para o atendimento de seu pedido.
Acesse nossa página com orientações sobre escavações
Tenho um projeto e quero apoio da Compagas. Link para a página de patrocínios
A COMPAGAS é uma empresa de economia mista, controlada pelo Governo do Estado do Paraná, e segue a Lei das Estatais 13.303/16 e o Regulamento Interno de Licitações e Contratos da Compagas.
Para maiores informações, ou dúvidas, por gentileza, acesse https://compagas.com.br/patrocinio
Licitações. Link para o portal de licitações.
A Compagas é a concessionária do serviço público de distribuição de gás natural no Estado do Paraná.
Para mais informações, ou dúvidas, por gentileza, que envie através do e-mail compagas.licitacao@compagas.com.br
Lacre vermelho no medidor de gás
Caso você visualize um lacre no medidor de gás do seu apartamento com uma etiqueta vermelha conforme abaixo; verifique a data da conversão do seu edifício:
– Se já passou 90 dias da garantia, representa que a Compagas durante este período não teve acesso a sua unidade para a realização das adequações necessárias. Estas consistem em uma série de verificações como: o teste de estanqueidade; adequações no ambiente e demais melhorias em todos os apartamentos que disponibilizaram a entrada nas unidades no horário de trabalho aos nossos técnicos.
Desta forma, para a liberação do gás em sua residência com toda a segurança orientamos que:
Entre em contato com uma empresa de assistência técnica dos seus aparelhos. Esta deverá observar os seguintes pontos para a realização das adequações:
Pontos de válvulas dos aparelhos estarem com livre acesso
Flexíveis dos aparelhos conforme as normas
Duto de exaustão conforme as normas
Terminais de chaminé conforme as normas
Instalação dos estabilizadores de 3º estágio no fogão e aquecedor conforme as normas (se a pressão de fornecimento da prumada for 220mmca não é necessário)
Teste de estanqueidade com a Anotação de Responsabilidade Técnica – ART. Nesta deverá estar explicitado a informação que se trata de obras Rede de gás interna / Teste de Estanqueidade, junto com carimbo e assinatura do técnico ou engenheiro responsável. Esse documento deverá ser encaminhado para o e-mail compagas@compagas.com.br.br – assunto – ART – Teste de Estanqueidade, constando os dados do endereço e apartamento.
Normas ABNT a serem observadas pelas empresas que prestam serviços:
NBR 13103 – Instalação de aparelhos a gás para uso residencial – Requisitos dos ambientes;
NBR 14177 – tubo flexível metálico para instalações de gás combustível de baixa pressão
NBR 15526 – Instalações internas para uso alternativo dos gases GN e GLP – Projeto e execução;
NBR 15358 – Redes de Distribuição para gases combustíveis em instalações Comerciais e Industriais – Projeto e Execução.
NBR 15590 – Regulador de Pressão para gases combustíveis
NBR 15923 – Inspeção de Rede de Distribuição Interna de gases combustíveis em instalações residenciais e instalação de aparelhos a gás para uso residencial – Procedimento
Manutenção de aparelhos a gás
A COMPAGAS fornece auxílio técnico apenas para questões relativas ao fornecimento do gás e equipamentos de nossa responsabilidade. Não realizamos manutenção em aparelhos a gás. Orientamos a procurar a assistência técnica autorizada ou indicada pelo fabricante.
Solicitação de visita acadêmica ou palestras
Envie sua solicitação para o e-mail comunicacao@compagas.com.br ou entre em contato pela nossa Central de Atendimento ao Cliente, que em breve entraremos em contato.
OUTRAS INFORMAÇÕES Para mais esclarecimentos, caso necessário, ficamos à disposição através do e-mail compagas@compagas.com.br ou entre em contato através com a Central de Atendimento pelo telefone (41) 3004-3400 ou pelo Fale Conosco
GÁS NATURAL
Como o gás natural chega ao consumidor final?
O gás natural é distribuído de forma canalizada, transportado através de tubulações. A distribuição também pode ser feita através de cilindros, com o gás em sua forma comprimida (GNC – gás natural comprimido) ou liquefeita (GNL – gás natural liquefeito).
A Compagas é responsável pela rede de distribuição do gás natural no Paraná.
Qualquer residência, condomínio ou estabelecimento pode receber o gás natural? Se não, quais são as restrições?
O fornecimento depende da disponibilidade de rede, da avaliação técnico-comercial e dos custos envolvidos. Indústrias, estabelecimentos comerciais, edificações residenciais verticais (prédios) e horizontais (condomínios de casas) normalmente viabilizam economicamente o investimento inicial. Já para residências fora de condomínio a COMPAGAS ainda não dispõe de uma política comercial para atendimento, portanto não é economicamente viável ao usuário.
Os custos para casas e sobrados ainda estão sendo dimensionados e não há uma previsão para informar no momento.
As instalações atuais são para glp, posso utilizar a mesma instalação?
Geralmente sim. Para tanto, a sua instalação deve estar dimensionada de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. Quanto aos aparelhos (fogão, aquecedor, caldeiras, etc), é necessária a conversão dos queimadores para gás natural.
O gás natural é distribuído em botijões?
O gás natural não é distribuído em botijões tipo P5, P8, P13, P20, P45 e P90, mas sim de forma canalizada, transportado através de tubulações. A distribuição também pode ser feita através de cilindros, com o gás em sua forma comprimida (GNC – gás natural comprimido) ou liquefeita (GNL – gás natural liquefeito).
Diferenças entre o Gás Natural e o GLP (gás de cozinha)?
As composições dos combustíveis são bem diferentes. O GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) é composto principalmente por gás propano e butano. É mais pesado que o ar e altamente inflamável. Já o GN (Gás Natural) é composto basicamente por metano. Por ser mais leve que o ar, dissipa-se com facilidade no ambiente em caso de vazamento e possui baixa inflamabilidade.
Aparelhos a gás tais como aquecedor de passagem, perdem algum rendimento quando se converte para o gás natural?
É justamente isto que o processo de conversão garante, a manutenção da potência do equipamento. Logo, não há perda de rendimento quando realizada a conversão. Instalação inadequada é que causa queda de rendimento e riscos de acidentes.