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QUERO SER CLIENTE DA COMPAGAS!

Entre em contato com a Central de Atendimento da COMPAGAS (41) 3004 34 00 (Curitiba e Região Metropolitana) ou pelo Fale Conosco, informe o endereço e dados de consumo que um vendedor entrará em contato apresentando as condições de atendimento necessárias.

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COMO O GÁS NATURAL CHEGA AO CONSUMIDOR FINAL?

O gás natural é distribuído de forma canalizada, transportado através de tubulações. A distribuição também pode ser feita através de cilindros, com o gás em sua forma comprimida (GNC – gás natural comprimido) ou liquefeita (GNL – gás natural liquefeito).

A Compagas é responsável pela rede de distribuição do gás natural no Paraná.

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QUALQUER RESIDÊNCIA, CONDOMÍNIO OU ESTABELECIMENTO PODE RECEBER O GÁS NATURAL? SE NÃO, QUAIS SÃO AS RESTRIÇÕES?

O fornecimento depende da disponibilidade de rede, da avaliação técnico-comercial e dos custos envolvidos. Indústrias, estabelecimentos comerciais, edificações residenciais verticais (prédios) e horizontais (condomínios de casas) normalmente viabilizam economicamente o investimento inicial. Já para residências fora de condomínio a COMPAGAS ainda não dispõe de uma política comercial para atendimento, portanto não é economicamente viável ao usuário.

Os custos para casas e sobrados ainda estão sendo dimensionados e não há uma previsão para informar no momento.

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AS INSTALAÇÕES ATUAIS SÃO PARA GLP, POSSO UTILIZAR A MESMA INSTALAÇÃO?

Geralmente sim. Para tanto, a sua instalação deve estar dimensionada de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. Quanto aos aparelhos (fogão, aquecedor, caldeiras, etc), é necessária a conversão dos queimadores para gás natural.

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O GÁS NATURAL É DISTRIBUÍDO EM BOTIJÕES?

O gás natural não é distribuído em botijões tipo P5, P8, P13, P20, P45 e P90, mas sim de forma canalizada, transportado através de tubulações. A distribuição também pode ser feita através de cilindros, com o gás em sua forma comprimida (GNC – gás natural comprimido) ou liquefeita (GNL – gás natural liquefeito).

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HÁ UMA TAXA MÍNIMA OU CONSUMO MÍNIMO?

Para o segmento residencial não há taxa mínima, nem consumo mínimo. Caso não ocorra uso do gás durante um determinado período, as faturas são enviadas mensalmente, porém sem valor a pagar.

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COMO É FEITA A COBRANÇA DO GÁS NATURAL?

A cobrança é feita mensalmente para clientes residenciais e comerciais, de acordo com a data de vencimento escolhida. No caso dos residenciais, há duas opções de faturamento, individual e coletivo. Para os clientes dos segmentos veicular e industrial a cobrança é feita de acordo com os contratos.

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O QUE DEVO FAZER EM CASO DE SUSPEITA DE VAZAMENTO DE GÁS NATURAL?

  • Feche imediatamente as válvulas de bloqueio geral e dos aparelhos a gás, interrompendo o fluxo de gás;
  • Não ligue nenhum aparelho elétrico, disjuntores, interruptores, etc;
  • Abra portas e janelas para permitir maior ventilação do ambiente possível;
  • Não utilize fósforos, velas ou qualquer outro dispositivo que produza chama ou centelha para localização do vazamento;
  • Retire do ambiente pessoas e animais de estimação.

Caso o cheiro ocorra somente quando algum aparelho a gás é utilizado, orientamos a chamar uma assistência técnica, pois é necessária a manutenção do aparelho.

- Ligue imediatamente para o PLANTÃO 24 HORAS da COMPAGAS 0800 643 83 83.

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AUMENTO DE CONSUMO

Aumento ou redução do valor na conta de gás, em geral, podem significar alterações nos hábitos de consumo.

Normalmente entre os meses de dezembro a março, em função do clima, férias e feriados, o consumo de gás natural tende a ser menor. Já entre os meses de abril a novembro, com temperaturas mais baixas, e algumas mudanças de hábitos ocorre maior consumo do combustível.

Deve-se também verificar se foi realizada a manutenção periódica nos aparelhos a gás. Essa revisão garante maior eficiência e conseqüente economia, como também evita acidentes com monóxido de carbono.

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DIFERENÇAS ENTRE GÁS NATURAL E GLP (gás de cozinha)?

As composições dos combustíveis são bem diferentes. O GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) é composto principalmente por gás propano e butano. É mais pesado que o ar e altamente inflamável. Já o GN (Gás Natural) é composto basicamente por metano. Por ser mais leve que o ar, dissipa-se com facilidade no ambiente em caso de vazamento e possui baixa inflamabilidade.

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COMO OBTER A SEGUNDA VIA DA FATURA

A fatura original pode ser obtida pela Agência Virtual. Tenha em mãos o CPF do titular e e-mail previamente cadastrado em nossa Central de Atendimento e acesse Compagas Virtual. Após o login, clique no botão Minhas Faturas / 2ª Via e acesse as informações.

Conforme convenção entre instituições financeiras participantes  do sistema financeiro nacional sobre emissão, apresentação, processamento e liquidação interbancária dos boletos de pagamento da FEBRABAN (FB-376/2017), a partir de 27 de outubro de 2018, a emissão de segunda via de boleto, bem como a atualização de boletos vencidos somente podem ser acessados diretamente no site do banco emitente, que no caso da Compagas é o Itaú.

Acesse https://www.itau.com.br/servicos/boletos/ e tenha acesso aos serviços relacionados.

Para acessar a normatização da FEBRABAN acesse https://portal.febraban.org.br/pagina/3150/1094/pt-br/servicos-novo-plataforma-boletos

Caso tenha alguma dificuldade, pode entrar em contato com nossa Central de Atendimento.

 

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ONDE PAGAR A CONTA

  • Até o vencimento, sua fatura pode ser quitada em qualquer banco, caixa eletrônico, internet e lotéricas, através da opção de pagamento de título/boleto bancário.
  • Após o vencimento, o boleto somente poderá ser pago nos guichês de atendimento do banco emitente – Itaú.

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DÉBITO AUTOMÁTICO

No momento, este serviço está disponível nos Bancos Itaú, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Bradesco e Santander.

Para contratação, o cliente deve procurar sua agência e informar o código de usuário constante no corpo da fatura.

Alguns bancos disponibilizam o serviço de débito automático no próprio site ou caixa eletrônico. Veja se é o caso de seu banco.

Para maiores instruções clique aqui

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LIBERAÇÃO DO GÁS

Segmento residencial

Ao comprar ou alugar imóveis que possuam o gás natural na modalidade de medição individual (quando a fatura vem em nome do morador), deve-se entrar em contato com a Central de Atendimento da COMPAGAS para realizar o cadastro, informando:

Nome completo ou razão social do titular da conta de gás;

  • CPF ou CNPJ;
  • RG ou Inscrição Estadual;
  • Data de nascimento;
  • Telefones de contato;
  • Se possível e-mail.

A liberação do gás natural só é feita em dias úteis e em até 48 horas do cadastramento. Não é necessária a presença de um responsável no local, e não há custos para a realização do serviço.

Os aparelhos adquiridos para GLP devem ser convertidos para gás natural. Para isso, deve-se entrar em contato com uma assistência técnica autorizada pelo fabricante.

 

Para estabelecimentos em shopping, antes da liberação é necessária uma vistoria do estabelecimento para verificar as condições de fornecimento.

Para demais segmentos, o contrato e liberação são realizados conforme contrato e prazos estabelecidos diretamente com o cliente.

 

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LACRE VERMELHO NO MEDIDOR DE GÁS

Caso você visualize um lacre no medidor de gás do seu apartamento com uma etiqueta vermelha conforme abaixo; verifique a data da conversão do seu edifício:

 

- Se já passou 90 dias da garantia, representa que a Compagas durante este período não teve acesso a sua unidade para a realização das adequações necessárias. Estas consistem em uma série de verificações como: o teste de estanqueidade; adequações no ambiente e demais melhorias em todos os apartamentos que disponibilizaram a entrada nas unidades no horário de trabalho aos nossos técnicos.

Desta forma, para a liberação do gás em sua residência com toda a segurança orientamos que:

Entre em contato com uma empresa de assistência técnica dos seus aparelhos. Esta deverá observar os seguintes pontos para a realização das adequações:

Pontos de válvulas dos aparelhos estarem com livre acesso

  • Flexíveis dos aparelhos conforme as normas
  • Duto de exaustão conforme as normas
  • Terminais de chaminé conforme as normas
  • Instalação dos estabilizadores de 3º estágio no fogão e aquecedor conforme as normas (se a pressão de fornecimento da prumada for 220mmca não é necessário)
  • Teste de estanqueidade com a Anotação de Responsabilidade Técnica – ART. Nesta deverá estar explicitado a informação que se trata de obras Rede de gás interna / Teste de Estanqueidade, junto com carimbo e assinatura do técnico ou engenheiro responsável. Esse documento deverá ser encaminhado para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - assunto - ART - Teste de Estanqueidade, constando os dados do endereço e apartamento.

Certos de sua compreensão.

Normas ABNT a serem observadas pelas empresas que prestam serviços:

  • NBR 13103 - Instalação de aparelhos a gás para uso residencial - Requisitos dos ambientes;
  • NBR 14177 - tubo flexível metálico para instalações de gás combustível de baixa pressão
  • NBR 15526 - Instalações internas para uso alternativo dos gases GN e GLP - Projeto e execução;
  • NBR 15358 - Redes de Distribuição para gases combustíveis em instalações Comerciais e Industriais - Projeto e Execução.
  • NBR 15590 – Regulador de Pressão para gases combustíveis
  • NBR 15923 – Inspeção de Rede de Distribuição Interna de gases combustíveis em instalações residenciais e instalação de aparelhos a gás para uso residencial – Procedimento

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DESLIGAMENTO

Segmento residencial

Ao se mudar, o titular da conta deve entrar em contato com a Central de Atendimento da COMPAGAS e solicitar o desligamento, para não responder por despesas de terceiros. Será realizado o bloqueio do fornecimento e leitura final do consumo do gás natural. O desligamento do gás natural só é feito em dias úteis e em até 48 horas da solicitação. A emissão da fatura final leva até 5 dias úteis.

Demais segmentos

É necessária a realização do distrato e análise do contrato, a fim de verificar eventuais multas rescisórias e faturas pendentes. .

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DECLARAÇÃO NEGATIVA DE DÉBITOS

Acessando a Agência Virtual clique em Extrato de Quitação. Este será anual. A fatura final, junto ao comprovante de pagamento, serve de quitação de débitos, pois possui o campo 'histórico de consumo e pagamento', onde constam as informações das últimas 12 faturas, com nº da nota fiscal, data de vencimento e data de efetivo pagamento.

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MANUTENÇÃO DE APARELHOS A GÁS

A COMPAGAS fornece auxílio técnico apenas para questões relativas ao fornecimento do gás e equipamentos de nossa responsabilidade. Não realizamos manutenção em aparelhos a gás. Orientamos a procurar a assistência técnica autorizada ou indicada pelo fabricante.

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SUSPENSÃO DE FORNECIMENTO

O consumidor que tiver o fornecimento suspenso por inadimplência estará obrigado a quitação de todas as faturas pendentes e ao pagamento da taxa de religação para ter o fornecimento restabelecido. No caso de violação ou rompimento de lacres, ainda será imputada multa de 10% sobre a média do faturamento.

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LEITURA DO MEDIDOR

A leitura é feita mensalmente e, conforme contrato:

Item 4.5: O USUARIO se obriga a ceder gratuitamente e manter a área onde estarão localizados o medidor e equipamentos da COMPAGAS livre e desimpedida, adotando outras medidas de proteção, responsabilizando-se ainda pelo ressarcimento de eventuais danos que venham a ser causados aos mesmos decorrentes de sua culpa. Item 4.6: A Compagas, ou terceiros por ela contratados, devidamente identificados, ficam autorizados a ingressarem na unidade consumidora para realização de leitura e manutenção do medidor ou equipamentos, bem como para execução dos serviços de instalação, construção e fiscalização.

Caso não seja possível o acesso para leitura, a cobrança será efetuada pela média de consumo dos últimos três meses. Em caso de dúvidas, verifique a leitura do medidor. _ _ _ _ _ m³ Registre apenas os números pretos, anteriores a vírgula. Os números vermelhos representam litros, que são desconsiderados na mediação.

Data da leitura: __/__/__

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CÁLCULO DA FATURA

A fatura da COMPAGAS é calculada da seguinte forma:

  1. O consumo (sem correção) é obtido subtraindo a leitura atual menos a leitura anterior;
  2. Sobre o consumo do período é aplicado (multiplicado) o fator de correção, obtendo-se assim, o consumo corrigido;
  3. Multiplica-se o consumo corrigido pela tarifa ( pelo preço) do m³ resultando no total a pagar (Preço Total) em R$. Essas informações estão registradas no campo 'consumo de gás' em sua fatura.

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APARELHOS A GÁS TAIS COMO AQUECEDOR DE PASSAGEM, PERDEM ALGUM RENDIMENTO QUANDO SE CONVERTE PARA O GÁS NATURAL?

É justamente isto que o processo de conversão garante, a manutenção da potência do equipamento. Logo, não há perda de rendimento quando realizada a conversão. Instalação inadequada é que causa queda de rendimento e riscos de acidentes.

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SOLICITAÇÃO DE INCENTIVO FISCAL

As propostas de incentivo fiscal devem ser enviadas ao e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Em relação ao incentivo fiscal LEI ROUANET, a COMPAGAS só pode apoiar os projetos através da Conta Cultura, lançada pela Secretaria de Estado da Cultura – SEEC. Neste caso solicitamos que os contatos sejam feitos diretamente com a Secretaria pelo site ou ainda pelo telefone, conforme segue abaixo: www.cultura.pr.gov.br (41) 3321 4723

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SOLICITAÇÃO DE VISITA ACADÊMICA OU PALESTRAS

Envie sua solicitação para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou entre em contato pela nossa Central de Atendimento ao Cliente, que em breve entraremos em contato.

OUTRAS INFORMAÇÕES Caso tenha mais alguma dúvida, que não tenha localizado a informação, estamos disponíveis para atendê-lo pelo nosso SAC 0800 643 83 83 ou pelo Fale Conosco.

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