sobre_cpg_1.png

A Companhia Paranaense de Gás (Compagas) marca presença na 29a Feira da Louça de Campo Largo 2019, que acontece entre os dias 05 e 15 de setembro, no Ginásio Rondinha. Organizada pelo Sindilouça-PR, a mostra tem o objetivo de apresentar ao público suas principais indústrias, os últimos lançamentos da produção do polo-cerâmico, além de vasto artesanato regional.

Nesta quinta-feira, 05 de setembro, o diretor-presidente da Compagas, Rafael Lamastra, participou da solenidade de abertura da Feira, ao lado do Vice-Governador Darci Piana, e destacou a importância do polo cerâmico de Campo Largo para o desenvolvimento Estadual. “As indústrias instaladas no município são líderes na produção de cerâmica em âmbito nacional e amplamente reconhecidas no mercado de exportação. Para nós da Compagas, é uma imensa satisfação atender este segmento que fortalece a indústria paranaense”, afirma.

Usado no processo de queima em substituição aos antigos fornos movidos à lenha, óleo combustível ou até mesmo energia elétrica, o gás natural está presente no polo ceramista de Campo Largo desde o ano 2000. Entre as principais vantagens do combustível destaca-se a queima limpa, que confere qualidade e melhor acabamento das peças, além de uma logística com fornecimento contínuo. “Além de atribuir maior qualidade e beleza aos produtos, o gás canalizado oferece vantagens operacionais, como maior segurança no processo de queima com menor emissão de poluentes”, destaca Lamastra.

A Compagas atende atualmente 10 clientes industriais do setor cerâmico instalados em Campo Largo que, juntos, consomem cerca de 80 mil m³/dia do gás natural para a fabricação de seus produtos. Este volume representa pouco mais de 5% do total comercializado ao segmento industrial pela Compagas.

Maiores empresas de porcelanas da América Latina

Considerada a capital da louça, Campo Largo sedia as maiores empresas de porcelana da América Latina e cerca de 20% de seus produtos são exportados para a Europa, Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Caribe, México, entre outros países. Gerando uma cadeia de cerca de 6 mil empregos, diretos e indiretos, a capacidade de produção do setor é de mais de 50 milhões de peças. 

A 29a edição da Feira da Louça, que tem o patrocínio da Compagas, terá cerca de 50 expositores, sendo indústrias de louças, cerâmica e porcelana, além de outras indústrias convidadas, artesãos e empresas de alimentação. O evento tem o apoio da Prefeitura de Campo Largo, Sindicato das Indústrias de vidros, cristais, espelhos, cerâmicas de louças, porcelana, pisos e revestimentos cerâmicos do Paraná (SINDILOUÇA/PR) e Associação Comercial e Industrial de Campo Largo (ACICLA).

 

SERVIÇO

29a. Feira da Louça de Campo Largo 2019

Data: 05 a 15/09

Endereço: Ginásio da Rondinha – BR 277 – KM 20 (ao lado da Igreja São Sebastião)

Horários: Sábados e domingos – das 10h às 21h

                 Dias úteis – 14h às 21h

Ingressos: R$ 6

Entrada livre para idosos (acima de 60), crianças até 12 anos e doadores de sangue (com carteirinha de doador)