sobre_cpg_1.png

Objetivo da Companhia é estender o atendimento ao mercado urbano e residencial

 

Um município com mais de 348 mil habitantes e que está entre as 100 cidades do Brasil com maior valor do Produto Interno Bruto (PIB). É de olho neste mercado que a Companhia Paranaense de Gás - Compagas iniciou uma ação estratégica com o objetivo de ampliar sua atuação na região, visando aumentar a rede de gás natural para atender ao mercado urbano (residencial e comercial) e industrial. "Estamos preparando uma série de levantamentos sobre o potencial energético de Ponta Grossa, considerando a localização dos consumidores, os combustíveis utilizados e sua competitividade frente ao gás natural, para posteriormente avaliarmos a demanda e aumentarmos a rede na região", explica Rafael Lamastra, diretor-presidente da Compagas.

Presente em Ponta Grossa desde 2000, a Compagas conta com uma rede de distribuição de gás natural de cerca de 90 km de extensão que atende 299 unidades domiciliares, dois estabelecimentos comerciais, dois postos de combustível e 22 indústrias, com um volume médio de 1,4 milhões de m³ por mês. "Ponta Grossa recebeu uma série de investimentos importantes e apresentou um crescimento excepcional. E o gás natural pode alavancar o desenvolvimento econômico local", revela Lamastra.

Com uma série de vantagens ambientais e operacionais, o gás natural é um combustível mais seguro e limpo, além de contar com fornecimento contínuo. Para o segmento industrial, o gás natural é utilizado para os mais diversos fins, como matéria-prima, para cogeração e geração de energia elétrica. Entre as vantagens do uso do combustível para o setor estão os benefícios relevantes para o meio ambiente, pois sua queima produz baixa emissão de poluentes, já que a combustão é mais limpa e eficiente. Como o gás natural não deixa resíduos, também há uma diminuição do custo operacional com manutenção de máquinas, transporte e armazenamento de combustível.